Sunday, July 19, 2009

Arte na França - MARGS




Não há nada como ver uma obra de um mestre de perto. Fui ao MARGS ver a exposição Arte na França e fiquei extasiado com tanta riquesa artística, realmente ver um Renoir ou um Van Gogh a vinte centímetros dos olhos é uma coisa mágica e fascinante. Conseguir enxergar as pinceladas minuciosas ou grotescas que formam figuras perfeitas, e imaginar a calma de alguns mestres ao pintar suas telas e o imediatismo e inquietação de outros é uma questão de apreciação, de parar na frente da obra e entrar nela como se fosse uma viagem ao centro do artista.
Vale muito a pena ir visitar essa exposição no MARGS, são poucas peças dos mais famosos, mas a diversidade de trabalhos dá a riquesa na exposição.
Em especial destaco as obras de Renoir que só me confirmaram sua genialidade no traço maravilhoso com a tinta óleo (que eu já apreciava muito mas nunca tinha visto ao vivo), Salvador Dali que nesse poster acima mostra porque é sempre além do tempo, Modigliani, que só vendo uma tela entendi porque está entre os mestres e Balthus que eu não conhecia, mas traz essa figura estranha de vestido azul com a cabeça grande mas que me identifiquei muito pelos traçados do rosto e as formas da figura humana.

No comments: